sábado, 4 de janeiro de 2014

Governo venezuelano desenvolve políticas em favor das mulheres

O governo venezuelano fomenta ações que beneficiam as mulheres no país, como parte do Plano da Pátria, previsto para o período 2013-2019. Segundo a presidenta do Instituto Nacional da Mulher (Inamujer), Laura Franco, este ano conseguiu-se a reabilitação da Casa de Abrigo Argélia Laya, localizada no estado Aragua, para atender mulheres vítimas da violência doméstica.

Em declarações ao jornal Ciudad Caracas, Laura destacou também a instalação de dois centros de atenção e formação integral para as mulheres. Outro dos avanço conquistado em 2013 é a criação de um programa que vai prestar não só assessoria legal à mulher vítima de violência, mas também ajuda psicológica para superar os traumas.

Também foi confirmada uma grande equipe para dar assessoria técnica em projetos sócio produtivos dirigidos a impulsionar a atividade econômica, garantir renda e diminuir o estado de dependência que caracteriza o gênero feminino.

O Inamujer tem como objetivo para 2014 a conclusão de 13 casas de abrigo em diferentes cidades do país, que estarão prontas, no mais tardar, em março.

Outro dos objetivos é criar uma equipe multidisciplinar para atender os casos especiais, como as afrodescendentes, indígenas, as mulheres da terceira idade e as que se encontram privadas de liberdade.

- Fonte: Prensa Latina