sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Nacionalismo revolucionário versus nacionalismo reacionário.

Texto de Huey Newton, acerca do nacionalismo negro revolucionário, de organizações como o BPP (Black Panther Party), e o nacionalismo reacionário ou “não-revolucionário”, como o do Papa Doc (do Haiti), que mesmo promovendo a cultura africana e o orgulho nacional, segundo Huey Newton, se colocou no pedestal do privilégio econômico no lugar do homem branco colonizador, e passou a oprimir o povo:


Crítica à matéria “A imperdoável cegueira ideológica de Hobsbawn” – da revista VEJA

Texto da colunista Myle Cristina, com colocações contundentes acerca de uma matéria da ‘revista de fofoca’ VEJA, que se trata de um mero texto que tenta desprestigiar Eric Hobsbawn a todo custo, se sustentando em um severo e agressivo anticomunismo, que a devida revista de fofoca já tem larga experiência:


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Os motivos dos problemas de abastecimento de água em Ribeirão Preto (SP)

Com uma crise econômica nos cofres públicos da cidade, os poderes executivo e legislativo mostram sua face antipopular, o que vem acirrando a luta de classes na cidade. Isso vem possibilitando a aproximação/aliança de movimentos populares e sociais com organizações revolucionárias, o que, nos últimos meses, causou uma explosão de atos populares progressistas, lutando por seus direitos. Texto relata e explica o problema de abastecimento de água que vive a cidade de Ribeirão Preto, que vem sendo alvo de alguns dos tais protestos populares.


"O silêncio das inocentes"

Relato de uma garota que desenha charges para o blog Kisuki.me. Após ela produzir uma charge retratando algo que ela sofreu na infância, e que pensava não ser tão comum, se surpreendeu ao ver o número de mulheres que se identificavam com o caso da charge. Boa leitura. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A Constituição Soviética de 1936

“A Nova Constituição Soviética” é a constituição que foi implementada na União Soviética sob a gestão de Stálin. O documento data de 5 de Dezembro de 1936. Também ficou conhecida como “a Constituição Stalinista”. Para fins de análise e estudo, nós do Vermelho à Esquerda estamos publicando o documento para leitura de qualquer seguidor do VàE que tenha interesse. Boa leitura.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quer ver como era a televisão soviética?

Em 1931 se transmitiu pela primeira vez um programa de televisão, sem som, em Moscou. Embora não tenha sido, até a década de cinquenta, transmitido continuamente. Em 1967 se emitia com uma definição de 265 linhas. Havia 920 estações e 180 centros de televisão. Depois de emitir numerosos programas sem cor, a partir de 1 de janeiro de 1977, todos foram emitidos com cor.

Marxismo americano, este desconhecido

Crise econômica provoca reedição de livro que narra trajetória de 150 anos. Autor prevê: país viverá novamente intensas lutas sociais.

A esmagadora maioria dos brasileiros, mesmo entre o público culto em geral e o de esquerda em particular, imagina que o marxismo é uma presença negligenciável nos EUA, país famoso porque lá mesmo as camadas populares são partidárias do individualismo e da privatização total da economia – em suma, do liberalismo mais radical. No entanto, se mantém nos EUA uma tradição marxista que já dura mais de 150 anos sem outras quebras de continuidade que não a mundialmente bem conhecida dança das diferentes correntes, ora predominando umas, ora ascendendo outras.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Portal 'Vermelho à Esquerda' ficando com cara nova! E aberta a novos colaboradores!

Os leitores mais atentos provavelmente já perceberam: O site do Vermelho à Esquerda esses últimos dias veio passando por grandes mudanças. Aos poucos está ficando com uma cara mais de “portal INFORMATIVO” do que apenas um “blog amador de formação”. Isso vem se dando em suas matérias e publicações, e claro, em sua aparência. Seguindo isso, estamos também a buscar mais voluntários para colaboração, sobretudo voluntários engajados na edificação de uma Imprensa Independente e Popular que vise ser uma voz de apoio aos regimes socialistas, progressistas e anti-imperialistas, bem como uma voz de apoio aos grupos insurgentes de todo o mundo! 

Parasitismo imperialista e o modelo nórdico

Lenin diz: "O Estado rentista é o Estado do capitalismo parasitário e em decomposição".

Há um senso comum, principalmente na população dos países de terceiro mundo, de que os países nórdicos e outros europeus, como a Suíça, Holanda, Bélgica, etc.. são a prova de que o capitalismo pode dar certo, ignoram-se as contradições intrínsecas do capitalismo, ou  atribuem o "sucesso" desses países à capacidade e seriedade dos seus estadistas, esquecendo-se de todo o histórico de parasitismo dos países imperialistas europeus, na maioria das vezes por ignorância. 

Então, o que é o parasitismo imperialista , e qual a sua relação com o aparente "sucesso" do modelo capitalista nórdico? A resposta é simples: Estado rentista.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Anotações de Marx ao livro de Bakunin "O Estado e a anarquia"

Neste texto, Karl Marx faz anotações de caráter crítico ao livro do teórico anarquista Mikhail Bakunin. Neste livro, como mostra Marx durante as anotações, há vários erros de Bakunin sobre o comunismo científico. Mais tarde, tais críticas de Bakunin à concepção marxista se mostram cientificamente refutadas sobre a experiência da revolução russa, sobretudo com a criação da República proletária Soviética! 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Telefone celular, mais comunista do que você imagina!

Se diz comunista, mas usa telefone celular e iPhone!!! Quem nunca ouviu essa frase, geralmente em tom histérico ou irônico, deste ou daquele ignorante direitista metido a conhecedor da história e da obra de Marx? A revelação que esse artigo fará certamente deixará muitos lambe-botas de capitalistas inquietos, talvez mesmo irritados. Certamente, ao usar um clichê tão caricato eles ignoram que uma invenção que costumam usar foi concebida originalmente num país socialista!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O mito do GULAG e seu comparativo com tiranias capitalistas

Através de um estudo histórico e científico, o autor deste texto desmascara a propaganda anticomunista sobre o GULAG e o terrorismo ideológico feito acima dele. Revela a verdadeira ação do GULAG (Administração Geral dos Campos) e seu papel na reinserção do indivíduo na sociedade soviética através da dedicação ao trabalho produtivo, e explica diante da verdade histórica, os "abusos".

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

‘Rolezinho’ em Ribeirão Preto (SP) é impedido de acontecer pela Polícia Civil, após denúncia da burguesia

O texto, produzido pela Unidade Vermelha de Ribeirão Preto, lança nota criticando a posição da Polícia Civil e da burguesia municipal, ambas que, em conluio, abriram uma investigação contra os organizadores de um "rolezinho" ao shopping por "incitação ao crime", para intimidar e reprimir todo tipo de movimento que visa ir de encontro com os interesses da classe dominante municipal.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Movimentos pró-Palestina divulgam nota de repúdio à Globo por personagem da novela


Entidades apontam erros de informações veiculadas na televisão e afirmam que enredo da novela coopera para legitimar a “ocupação e apartheid israelenses que já duram 66 anos”.


Sabe isso de agredir mercadores e quebrar caixas de dinheiro? Jesus também fazia.

Aqui está um trecho da obra “Capitalismo, Religião Global”, do autor Leandro Cruz. O texto abarca questões como a relação política do governo romano para com o Oriente Médio. Além disso, questões econômicas, como a questão da circulação de moedas com símbolos alusivos ao "César" em regiões predominantemente judáicas. Isso poderia explicar partedos tensionamentos na época naquelas regiões, e também a famosa cena bíblica de Jesus no templo, com um chicote em mãos, após ver a "moeda de César" circulando até mesmo dentro do templo.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Afinal, "Cuba é ou não é?"

Esse pequeno texto, tem por intenção, de nos esclarecer questões referentes a análises sobre o socialismo em Cuba. Contrapor afirmações de certos setores da esquerda que alegam que "Cuba já consumou com tais medidas a restauração capitalista, já é algo dado", ou de que "Cuba nunca foi, ou não é, socialista". Seria mesmo isso? Bem, vejamos o problema destas afirmações...

sábado, 11 de janeiro de 2014

União Soviética - Capitalismo de Estado ou Socialismo?

Artigo do companheiro Paulo Gabriel, do Centro do Socialismo, que se sustentando nos fatos históricos nos mostra longe de qualquer desvios idealistas, questões importantes no que concerne ao modo de produção econômico da URSS, e a falsidade em que se sustenta discursos como os de que "a URSS não era socialista, foi somente um capitalismo de Estado". Referendado nos fatos, o artigo nos mostra o problema do jargão de "capitalismo de Estado na URSS", e a presença do socialismo e da construção socialista na União Soviética.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Veganismo, modelo de vida alternativo e as trabalhadoras pobres

Texto escrito numa visão pessoal, relacionando o quão pequeno-burguês acaba sendo, sob o modo de produção capitalista, o modo de vida alternativo, e o quão, para a classe trabalhadora, é inviável. Por mais que não concordemos com grande parte, o texto faz uma boa crítica ao irracionalismo pequeno-burguês que prega a vida alternativa, principalmente sobre o capitalismo.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Site britânico chama Veja de ''revista de fofoca''

Ao repercutir o suposto caso de estupro que resultou na eliminação do modelo Daniel do ‘Big Brother Brasil 12’, o site da revista britânica The Week se referiu a Veja com um termo tanto quanto peculiar. A página inglesa afirmou que a publicação da Editora Abril é “brazilian gossip magazine”, ou seja, uma revista brasileira de fofoca, em tradução livre.

Cresce número de áreas ocupadas por famílias operárias sem-tetos em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, uma das cidades de maior importância histórica do estado e prestígio nacional pela participação econômica, erguida e construída com o suor da classe operária e do povo negro, ainda hoje há de ver a importância do movimento dos trabalhadores urbanos (e rurais) pelos direitos mais básicos, pois têm êxitos em suas ações.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Polícia mata deficiente mental e auditivo que não obedeceu ordem (por não ouvir)

Deficiente não ouviu chamado da Polícia; único disparo dado acertou o tórax da vítima deficiente que morreu na hora que morreu na hora. A vítima tinha problemas mentais e deficiência auditiva e não podia ouvir.

Viva a Guerra Popular na Índia: Carta do Partido Comunista da Índia pelo 9º aniversário do partido!

O Partido Comunista da Índia, partido que atualmente está dirigindo a luta armada de Guerra Popular, na Índia, escreveu uma carta aberta no final de 2013 mediante o 9º aniversário do partido (traduzida pelos companheiros da URC). Atualmente, o Partido, além de dirigir tal guerra prolongada contra o Estado indiano, dirige um poder paralelo ao Estado indiano, numa soma de regiões que atualmente correspondem aproximadamente um terço do território indiano. Essas regiões são conhecidas por lá como “O corredor vermelho”. Abaixo uma introdução da URC, e logo depois a carta do PCI(M).


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Europa Oriental: 15 anos depois, a dura realidade

Texto que fala sobre a realidade atual da Europa Oriental, que um dia teve como modo de produção predominante o socialismo. Abarca a dura realidade atual do leste europeu, bem como traz comparativos (com fontes) das duas realidades, tocando no íntimo do retrocesso que ali se fez.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Nem santas, nem vadias: sejamos revolucionárias

Texto de posicionamentos de um movimento de mulheres, denominado 'Movimento Feminino Popular', com análises pertinentes sobre o conhecido movimento "Marcha das Vádias", bem como suas divergências de princípios com este movimento. Enfim, "Uma outra opinião..."

Sobre a categoria trabalho, reificação e fetichismo em Marx

Karl Marx (Marx; Engels, 1989, p. 202) dividiu os elementos do processo de trabalho em: 1) atividade adequada a um fim, 2) matéria a que se aplica o trabalho (objeto do trabalho), 3) meios de trabalho (instrumento). Independentemente de qual seja o trabalho, ele sempre possui tais elementos, vezenquando difusos.

sábado, 4 de janeiro de 2014

O Estado no cotidiano de Ribeirão Preto (SP): comitê de gestão da burguesia!

Este texto tem por função denunciar, de acordo com a luta de classes, como atua o poder político [em destaque, o Executivo] de Ribeirão Preto em dedicação única e exclusiva da burguesia municipal, tirando o pouco que ainda têm os trabalhadores da cidade. O artigo mostra isso através de um atual conflito, que gira em torno da internacionalização do Aeroporto.


Jovens brasileiros disseminam apoio à Coreia Popular

Matéria da CartaCapital com jovens do Centro de Estudos da Ideia Juche (Brasil). Grupo de estudos que se empenha em aprofundar seus conhecimentos sobre a ideologia Juche (que é como um aporte ou uma "etapa superior" do Marxismo-Leninismo, segundo diz o Partido dos Trabalhadores da Coreia), bem como em promover eventos que mostra obras, artes e etc. da cultura da Coreia Popular. A matéria toca em assuntos polêmicos como a questão de cárcere com "trabalhos corretivos", fome na decáda de 90 (queda da URSS), dentre outros.

Cuba desenvolve redes sociais para combater bloqueio aos portais populares

Os cubanos denunciam que suas contas privadas no Facebook e no Twitter sofreram bloqueios e censura. Por isso se desenvolveram redes sociais nacionais alternativas que vêm ganhando popularidade entre os habitantes da ilha. “Em atos como o 1º de maio, quando os cubanos se reuniram para promover esse tipo de ato no Twitter, foram fechadas em massa as contas de muitos cubanos”, comentou o jornalista e blogueiro Manuel Enríquez Lagarde.


Governo venezuelano desenvolve políticas em favor das mulheres

O governo venezuelano fomenta ações que beneficiam as mulheres no país, como parte do Plano da Pátria, previsto para o período 2013-2019. Segundo a presidenta do Instituto Nacional da Mulher (Inamujer), Laura Franco, este ano conseguiu-se a reabilitação da Casa de Abrigo Argélia Laya, localizada no estado Aragua, para atender mulheres vítimas da violência doméstica.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O preconceio de Danilo Gentili contra nordestinos e cubanos

Apresentador da TV Bandeirantes destila preconceito contra o nordestinos e cubanos. Para Gentili, o Nordeste é um lugar sem energia elétrica, sem água e sem comida.

Beltrame era agente infiltrado no Movimento Estudantil do RS durante a Ditadura

O secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame, era agente infiltrado no Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul durante a Ditadura Militar, segundo o agente Telmo Fontoura.

Cuba encerra 2013 com menor taxa de mortalidade infantil da história

Ilha caribenha se mantém como um dos melhores países do mundo neste índice, à frente de Brasil e Estados Unidos, por exemplo.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Observações críticas sobre o projeto de regulamentação da prostituição de Jean Wyllys

A abordagem do texto, publicado pela CoFem (Conferência Feminina de Mulheres) e veiculado no site da Liga Humanista, são esclarecedoras, no entanto limitadas a sociedade burguesa. Os marxistas lutam por extirpar da face da terra a prostituição e qualquer outra forma de objetificação e mercantilização dos homens e mulheres. Sabemos que a “fenômenos sociais” como a prostituição surgiram somente com o advento da sociedade de classes, e com ela deve ser combatida. Não queremos rebaixar nossa palavra de ordem para “por mais liberalização da prostituição”, mas sim, manter a palavra de ordem “pelo fim da objetificação dos seres humanos, inclusive por meio da prostituição”. Queremos uma sociedade emancipada e livre disso, e não nos transformarmos numa “Amsterdã” com mulheres dançando atrás de vitrines, com o “preço tabelado” de “fulana” ou “beltrana” estampado no vidro. Pois bem, boa leitura:


25 verdades para Yoani Sánchez sobre o papel da mulher em Cuba

Ilha caribenha é o terceiro país com mais mulheres parlamentares; EUA são 80º

Durante uma videoconferência organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos no dia 29 de outubro de 2013, a famosa dissidente cubana lamentou o papel “marginal” da mulher em Cuba. Segundo Yoani Sánchez, a mulher cubana é “o último elo de uma cadeia de improdutividade e ineficiências”. Eis aqui algumas verdades a respeito que contradizem seu ponto de vista.