segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Urso Panda e a Vila de Pescadores


A vila dos pescadores, também conhecida como "favela" vem sendo perseguida pelos capitalistas de Alagoas e me chamou atenção a diferença que a China trata um animal irracional e a forma que o Brasil trata seres humanos. É preciso denunciar essa barbaridade, leia mais no texto abaixo.
  

O Urso Panda é um animal que corre risco de extinção. Originário da China, ele é conhecido por sua beleza e por ser um animal extremamente dócil que raramente ataca o homem. No seu país – a China – existe um Instituto Internacional de Preservação e Pesquisa do Urso Panda, assim também como existem políticas de preservação das florestas de bambu, principal alimento do Urso. Antes do primeiro homem pisar no território que hoje se chama China, o Panda já estava lá e o homem de hoje compreende sua importância e luta por sua sobrevivência. Porém, no Brasil seres humanos têm seus direitos desrespeitados e sua voz silenciada pelo alarido de uma mídia capitalista a serviço das classes dominantes.


Enquanto Isso No Brasil...



Enquanto isso em Maceió - Alagoas, a Vila de pescadores do Jaraguá, que existe no mesmo local há mais de 415 anos, está prestes a ser expulsa do seu lugar de origem porque a prefeitura quer o terreno para construir uma marina(1), já que os ricos e poderosos do Estado querem atracar suas lanchas e iates mais perto do Centro.

Para atender aos interesses do grande capital, a gestão do prefeito Rui Palmeira (PSDB) promove uma feroz perseguição aos moradores da Vila, na tentativa de realizar o que a coordenadora do Cepa Quilombo e do Museu da Cultura Periférica Sirlene Gomes chamou de “faxina Social”.


A Vila é uma comunidade tradicional e, segundo a Constituição brasileira, comunidades desse tipo não podem ser removidas do seu lugar de origem. E outro mais, a Organização das Nações Unidas em sua declaração universal dos direitos humanos rezam que todo ser humano tem direito a moradia digna. Porém, em nome do lucro máximo a prefeitura quer passar por cima da ONU e da constituição da Republica Federativa do Brasil.


Enquanto a China, apesar dos pesares, tem um governo que se preocupa com a preservação do Urso Panda, o prefeito de Maceió expulsa seres humanos do seu lugar de origem e ainda ignoram as leis que regem esse país.


Isso porque durante a campanha eleitoral o slogan do atual prefeito era “o cara é bom” e se o “cara” fosse mal... Não quero nem imaginar o que poderia ter acontecido.
Só resta lutar até o fim por esta causa legitima já que agora os olhos do abutre do grande capital estão voltados para a Vila em Jaraguá. Se não for feito nada agora, amanhã os expulsos podem ser os moradores do Jacintinho, Feitosa, Benedito Bentes(2) , entre outros. Unidos, venceremos essa guerra.


Jason Notifies Wallace

NOTAS
1 - Uma marina é um pequeno centro portuário de recreação usado primariamente por iates privados e botes recreacionais. Marinas normalmente possuem corredores primários e secundários permitindo acesso a todos os barcos atracados. Muitas vezes oferecem serviços como lavagem, venda de combustível e manutenção.

2 – Os nomes citados são de bairros da periferia de Maceió.