quarta-feira, 20 de agosto de 2014

COLOMBIA: Outra façanha dos "hérois da pátria".

Relato de Robert e Karina, guerrilheiros do Comando Conjunto Adán Izquierdo das FARC-EP sobre a perseguição que o Exército Colombiano realizou com sua filha, e com a família adotiva dela, prática muito comum feita pelo Estado Colombiano. Como eles mesmo dizem “Se nós guerrilheiros por optarmos naõ termos filhos somos considerados desumanos, o que dizer de quem se encarrega de perseguir criaturar inocentes?”.

Sabemos que este tipo de história são disseminadas todos os dias contra os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e contra suas famílias, mas isso não impede que falemos sobre o assunto abertamente.

guerrillera-madre.jpg

Há sete anos, tivemos uma menina que decidimos entregá-la aos cuidados de um casal com quem temos parentesco. Alí ela pode receber todo o cuidado e atenção, além do carinho que nós nunca poderíamos dar a ela diretamente. Esse ano ela se encontra cursando o segundo ano da escola primária, e vem tendo um bom desempenho escolar. Até que chegou na casa do casal um oficial do Exército exigindo um registro que comprovasse que a menina era filha deles, com a história de que a menina era filha de um guerrilheiro. Em seguida todas as ameaças possíveis vieram, entre as quais a ameaça de tirar a criança da família do qual ela cresceu, tirar do bem-estar do seu lar, e colocar ambos numa prisão por uma série de crimes que não cometeram, e até mesmo, a ameaça de serem mortos a qualquer momento.

Tudo para fornecer-lhes informações sobre onde eles poderiam nos encontrar para nos capiturar ou matar. Ou, tínhamos de aceitar um acordo com o Exército de nos entregarmos na qualidade de desmobilizados e reintegrados (como eles costumam chamar os lutadores sociais desertores e traidores). A senhora teve de ser levada com nossa filha para conseguir um refúgio em outro lugar. A menina perde um ano de estudos. A menina, ao que parece, ao passar por todos estes transtornos está “pagando pelo crime violento” que só existe na mente dos “hérois da nação”, que trabalham para o criminoso senhor Alejandro Eder da Agência Colombiana para “Reintegração”.

Se nós guerrilheiros decidirmos não trazer filhos para o mundo, somos considerado desumanos. O que podemos dizer então de quem se encarrega de perseguir desse modo criaturas inocentes?

Montanhas da Colômbia, 17 ago 2014.

— Por Robert e Karina. Guerrilheiros do Comando Conjunto Adán Izquierdo, traduzido por Bruno Torres.