segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quer ver como era a televisão soviética?

Em 1931 se transmitiu pela primeira vez um programa de televisão, sem som, em Moscou. Embora não tenha sido, até a década de cinquenta, transmitido continuamente. Em 1967 se emitia com uma definição de 265 linhas. Havia 920 estações e 180 centros de televisão. Depois de emitir numerosos programas sem cor, a partir de 1 de janeiro de 1977, todos foram emitidos com cor.

Mas, como foi o início da televisão soviética? A primeira vista não havia nada de especial. Possuía cinco canais estatais, como qualquer país avançado (a Espanha, por exemplo, só possuía um canal até 1989), mais os canais locais e nacionais. A diferença estava na qualidade de sua programação, ainda mais se compararmos com a televisão de hoje em dia.

O boletim de notícias se transmitia diariamente, com a estrutura que se conserva até hoje: notícias nacionais, internacionais, economia, cultura, esportes e a previsão meteorológica. No fim de semana havia um especial com as informação mais relevante da semana.

No seguinte vídeo podemos ver a abertura dos principais programas da televisão soviética.

Havia programas infantis como o “Alarme”, “A volta ao mundo”, “Xadrez escolar”, existia também um canal dedicado exclusivamente a programas educativos, onde se ensinavam línguas estrangeiras, música, ciência, matemática, língua russa e etc., os desenhos animados eram de uma qualidade magnífica.

Documentários de divulgação científica, como “No reino animal” ou de ficção científica, como “Este mundo de fantasia”, dirigido pelo cosmonauta Georgy Grechko. Programas de divulgação científica houveram muitos, dirigidos tanto a especialistas, quanto de divulgação mais popular, como para crianças. Programas culturais, como “O clube de viagem”, que foi transmitido de 1960 até 2003 e “Kinoparama”, de crítica cinematográfica, melodias e ritmos estrangeiros. E de debates políticos, como “O homem e a Lei”.

Programas de humor, como “Ao redor da risada”, de entretenimento, como “A luz azul”, séries como “13 cadeiras” – da qual Brejnév era fiel seguidor. Os telespectadores também podiam disfrutar de filmes e longas metragens.
Panorama Internacional
Panorama Internacional
Um programa especialmente significativo era o “Panorama Internacional”. Transmitia-se nos domingos, às 19:00 horas. Ele tratava das notícias internacionais da semana, das lutas dos trabalhadores do mundo, do desemprego, do racismo, dos movimentos de libertação nacional, das ameaças à paz mundial e etc. Nas noites de domingo também se transmitia “Sirvo à União Soviética”, programa dedicado à vida dos soldados e militares soviéticos (depois dos noticiários, era o programa com a maior audiência).

No ocidente sempre nos fizeram pensar que a União Soviética era monótona, que não havia outra opção. É lógico imaginar uma televisão chata, cinza, sem a opção de trocar de canal; porém, a realidade era bem diferente. Hoje a telebasura (*) globalizada inunda a Rússia e as ex-repúblicas soviéticas. O sensacionalismo e a busca imediata pela audiência destruiram a qualidade da televisão soviética.

No mundo animal
- No mundo animal
Yuri
- Yuri Gagarin, na festa de ano novo em 1963
Notícias
- Notícias
- Traduzido e adaptado de Cultura Bolchevique
- Site com alguns momentos da televisão soviética: cccp.tv