sexta-feira, 28 de março de 2014

Sobre "Profecias e Prisões"...

Sobre o incidente com o nosso “Policial Vermelho” do povo brasileiro, o Eduardo Ribeiro dos Santos. Policial Militar do Paraná, que mesmo por ser integrante de tal instituição, por não negar seus princípios revolucionários e se portar contra os abusos da polícia contra os manifestantes, foi condenado em um processo disciplinar. Além de represálias comuns do Estado contra nosso companheiro, o mesmo está para ser condenado a dormir dois dias na cadeia, como castigo pelos seus princípios políticos. Solidariedade ao camarada Eduardo Ribeiro dos Santos, “Red Cop”, o nosso querido Policial Vermelho!

"Na prisão se faz reino a barbárie.
Oh macabro reino da incompreensão.
Salão surdo de muda canção.
Tumba viva de homens mortos. Vivos.Tortos.
Culpado. Inocente. Tanto faz. A grade é indiferente.
Mas lá a dignidade se faz pão. Oh pão! Alimenta! alimenta essa alma cansada.
Despida. Irada. Jamais prostrada.
Alimenta dignidade, com seu pão. A barriga gestante da liberdade."

Comecei a escrever esses versos pela manhã. Não sei ao certo porque comecei, mas quis terminá-los. E terminei. Senti vontade de escrever sobre a prisão. Não sou religioso. Mas escrevi sobre meu destino.

Hoje saiu o resultado do último recurso do processo administrativo ao qual estou submetido. Meu recurso foi negado. A punição de dois dias detido disciplinarmente se manteve. Começo o cumprimento na segunda feira.

Estou sendo punido porque durante as manifestações do junho passado estava a paisana erguendo um cartaz que dizia:

SOU PM, SOU FARDADO, E TAMBÉM SOU EXPLORADO!


Perderei dois dias de vida por isso. Convenhamos. Saiu barato. Alguns sofreram hematomas, outros intoxicação por gás, olhos feridos ou perdidos, cortes profundos, até mesmo perderam a vida. O que perco é pouco ou nada diante disso. Mas nos vejo no mesmo barco. Todos nós, de uma maneira ou de outra, perdemos cada qual um tanto de Dignidade.

A Dignidade da Pessoa Humana, pedra basilar que forma nosso Estado que teima em se chamar Democrático e mais ainda de Direito.

E é em nome dos que perderam mais que eu, que não irei desistir. É em nome da Dignidade na qual que acredito que continuarei seguindo. Por mais que me fechem as portas. Só preciso de uma fresta de luz. E sendo assim tenho até domingo para entregar à Justiça meu Habeas Corpus. Não importa o resultado. Se será aceito ou se será negado. Eu já ganhei. Porque me levantei, caminhei e principalmente gritei quando muitos escolheram calar.

- Eduardo Ribeiro dos Santos