sexta-feira, 16 de maio de 2014

Durante a Greve da PM-PE, expropriações realizadas em Pernambuco

A Polícia Militar em Pernambuco recentemente entrou em greve, no qual, toda a corporação em todo o estado, a aderiu. O governo do estado e a imprensa burguesa, na qual, a PM é subordinada e segue a cartilha de seus mandos e desmandos como cães obedientes, mesmo que seja para realizar ordens absurdos e brutais atos de repressão aos movimentos sociais, vê a mesma imprensa e o mesmo governo se voltar contra eles.

A esquerda pernambucana espera que agora, toda vez que um policial receber tais ordens absurdas para reprimir movimentos sociais e oprimir e deter arbitrariamente os militantes políticos, este policial pare para refletir sobre este fato.
Saques em Paulista, Pernambuco.

A polícia não teve peito para continuar a greve e enfrentar o governo – ao contrário de quando tem muito peito para reprimir manifestantes desarmados, movimentos sociais, comerciantes informais, e para desabrigar favelados em prol de obras para FIFA – e a greve já foi finalizada, na quinta-feira dia 15/05/2014.

Durante o período em que a greve estava de pé, começou a haver o crescimento do número de assaltos, arrastões e etc., sobretudo no Recife (capital de Pernambuco), em locais mais centrais. No entanto, além do aumento desses tipos de ato, orquestrados por ladrões isolados, ocorreu em grande escala a expropriação de grandes mercados, e grandes empresas comerciais, sobretudo em locais mais periféricos (como as cidades de Abreu e Lima, Paulista e dentre outras cidades).

Não se deve confundir os alhos com bugalhos. Não se trata de um mero ato criminoso, um mero assalto, realizado por ladrões de sempre, que roubam tanto pessoas privilegiadas, quanto assaltam trabalhadores e pobres. Trata-se de um movimento espontâneo das massas mais oprimidas, que em meio ao aperto da desigualdade social, e tendo a ausência do braço armado do Estado para defender a propriedade privada burguesa, realizou saques e expropriações em massa.

As imagens que podem ser encontradas sobre tais saques, demonstram que não são ladrões quaisquer, mas sim os setores mais espoliados da massa, que saíram as ruas para saquear em grande número, grandes empresas comerciais de eletrodomésticos, hipermercados, grandes lojas de roupa e sapato, e etc. Houve o caso de saques a pequenas lojas e pequenas propriedades, mas como sabemos um movimento espontâneo e desorganizado das massas, sempre vai estar bastante longe do “perfeito”. Salvo essas exceções, a maioria dos saques foram realizados em grandes empresas, e foram feitos, como orquestrados pelos setores mais explorados e oprimidos de nossa sociedade.

Neste sentido, a maioria dos atos, configuram, na prática, atos de (re)apropriação feitos pelo povo, (re)apropriando  o que é fruto de seu trabalho.

É necessário a compreensão dos fatos, e entender que criminosa não é nossa população, banido e criminoso é o parasita do grande empresário que te rouba 8 horas de seu dia, e lhe dá somente uma migalha pequena de tudo que você trabalhou.

Expropriar, expropriar os parasitas imperialistas e (anti)nacionais!

Viveremos a Pátria Livre, na mão dos Trabalhadores Brasileiros!

Salve o Proletariado Pernambucano!