sexta-feira, 19 de abril de 2013

Filosofia Materialista

Texto de introdução básica ao materialismo (base filosófica do marxismo) do colunista Bruno Torres. Sobre os três principais princípios que devem ser base de qualquer análise de um indivíduo que quer ser considerado como marxista.

1 - "A matéria antecede a ideia" 

O Marxismo se fundamenta em princípios filosóficos profundamente racionais. A base filosófica do marxismo é a filosofia materialista, que prega que a priorização do mundo material em relação ao mundo das ideias. Para o materialismo, tudo é matéria ou derivado da matéria. Defende-se que até o pensamento humano é derivado da matéria (esse seria derivado da matéria organicamente organizada, o cérebro). Em resumo, as ideias são derivadas da realidade concreta ou de demandas oriundas nessa realidade concreta, e não o inverso.

Para o marxismo, assim é, também com as sociedades humanas: Não é a consciência que determina a sociedade humana ou o ser social, mas sim o inverso, é a realidade, isso é, a sociedade e o ser social que vai determinar a consciência e as ideias do homem.

2 - "O mundo é material, e portando, "conhecível" aos humanos"

Na concepção da filosofia materialista, tudo é passível de ser conhecido, isso é, o mundo é material, e além disso, é “conhecível”. Há coisas no mundo material que ainda não foram descobertas, mas nada que o desenvolvimento da sociedade humana e dos conhecimentos humanos, por meio da busca e a análise, seja plenamente impossível de descobrir.

3 - "A realidade é objetiva: existem fatos concretos, que são o que são independente do ponto de vista do observador"

Também, é válido lembrar, que para o materialismo a realidade é OBJETIVA, e não SUBJETIVA. O mundo material é tal como ele é, e apenas como ele é. Não há uma subjetividade onde a realidade material é de uma maneira pra uma pessoa e de outra maneira pra outra.

O máximo que se pode haver é interpretações diferentes acerca de um fato único, mas as interpretações são subjetividades no campo das ideias e não na realidade material, logo ainda que haja interpretações diferentes acerca do “Fato A”, o “Fato A” será “A” e ponto final.

Esses são, basicamente, os fundamentos que a filosofia Materialista prega: 1) Tudo é material ou derivado do material, 2) o mundo material é conhecível, e a 3) realidade é objetiva.

Posicionamo-nos em defesa do materialismo, porque é a corrente filosófica mais comprometida a analisar os fatos e a realidade para tirarmos nossas conclusões, ao contrário de métodos idealistas, não materialistas, utilizados por supersticiosos ou utópicos.