quinta-feira, 5 de junho de 2014

13 de Maio não foi (nem é) dia de Negro

Isabel Cristina Leopoldina de Bragança (1846 – 1921) ficou conhecida como a mulher que, pois um fim a escravidão no Brasil em 13 de maio de 1888. A lei 3.353 mais conhecida como lei áurea declarou extinta o trabalho escravo em todo território brasileiro. Por causa dessa atitude de inegável desafio ao latifúndio a princesa ficou conhecida como a monarca que acabou com o sofrimento e libertou os negros do jugo opressor da escravidão, mas será que foi mesmo isso? Pense na situação do negro hoje e das recorrentes denuncias de trabalho escravo em nosso país, será que a escravidão acabou mesmo no Brasil? Foi mesmo a princesa que libertou os escravos?

http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v16n46/46a15f1.jpg
O bacharel e licenciado em história pela UFMG, Ricardo De Moura Faria afirma: “Mas a lei não estabeleceu os mecanismo que deveriam ser colocados em prática para permitir que os ex-escravos pudessem se integrar à sociedade de forma rápida e eficaz. Pelo contrário, acentuou-se o preconceito, a não-aceitação, a dificuldade para adquirir plenamente a cidadania, situação que se mostra problemática até os nossos dias.”

Passados 126 anos da “abolição”, os negros brasileiros são vistos por muitos como pessoas de “segunda classe” e lutam para reverter essa situação deplorável.

No centenário da “abolição” em 1988 a Estação Primeira de Mangueira, questionou se a escravidão acabou mesmo. Quando na letra do samba do carnaval daquele ano diz: Pergunte ao criador/ Quem pintou essa aquarela/ Livre do açoite da senzala/ Preso na miséria da favela.

A senzala virou favela, o dono de escravo virou empresário do setor agrícola, o capitão do mato virou polícia. A opressão e a escravidão só mudaram os nomes e os rostos.

Tal situação só mudará com a total destruição do sistema que escraviza o negro e os pobres de forma geral o capitalismo. A luta dos povos negros contra a escravidão, a segregação racial, o apartheid, a ditadura militar fascista, mostram que a força do povo é capaz de derrubar seus inimigos.

E como diz a música do Mestre de capoeira Toni Vargas, quem acabou com a escravidão foi a luta do negro por sua liberdade não a tinta da caneta de uma princesa que se morava em um palácio pago com dinheiro vindo da exploração do negro. Segue abaixo um trecho da música:

Dona Isabel que história é essa
de ter feito abolição
De ser princesa boazinha que libertou a escravidão
To cansado de conversa,
to cansado de ilusão
Abolição se fez com sangue
que inundava este país
Que o negro transformou em luta,
Cansado de ser infeliz
Abolição se fez bem antes
e ainda há por se fazer agora
Com a verdade da favela,
E não com a mentira da escola
Dona Isabel chegou a hora
De se acabar com essa maldade
De se ensinar aos nossos filhos,
O quanto custa a liberdade
(Dona Isabel – Mestre Toni Vargas)

— Jason Wallace