quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Construir e apoiar a Imprensa Independente e Popular!

Texto sobre debate promovido pelo Grêmio Ulisses Dornelas

Do final de Outubro pro começo de Novembro, realizou-se a Semana da Juventude no colégio estadual EREM Oliveira Lima (de Recife – Pernambuco). Houve a realização de debates e palestras promovida pelo Grêmio Estudantil Ulisses Dornelas e um dos temas citados foi os jovens e os movimentos sociais.

A convite do Grêmio Ulisses Dornelas, Bruno Torres (membro do grupo de colaboradores do Jornal Vermelho à Esquerda) foi convidado para falar sobre esse assunto, apresentando seus pontos de vista e da organização política que faz parte (UV).


Os temas mais tocados foram temas um tanto quanto polêmicos, por conta da maneira como a grande imprensa tratam desses assuntos. Discorreu-se sobre a ascensão da tática Black Bloc no Brasil, também a repressão aos movimentos sociais, bem como a necessidade da proteção e autodefesa contra a repressão nas manifestações. Foi debatido com a participação dos estudantes e do grêmio, perspectivas e fatos ligados a estes temas citados. Onde surgiu, quando, os motivos, e etc., eram assuntos que frequentemente despertava a curiosidade dos jovens estudantes, sobre as organizações políticas combativas que estavam presentes nas mobilizações, e também sobre o Black Bloc.

Outro tema, citado, foi a importância dos veículos de informação independentes e alternativos. Quanto a essa questão, discorreu-se sobre o obvio, a imprensa tem dono, ela é como uma empresa qualquer, e são seus proprietários que decidem o que colocar dentre as informações, ou no mínimo, na abordagem e na perspectiva das matérias e informações passadas, e essas abordagens feita pela grande imprensa sempre estarão ligados aos interesses de setores bem específicos da sociedade.

Desse modo, foi enfatizada a questão da necessidade dos ativistas sociais tem de edificar veículos de informação e a importância desses veículos independentes para contrapor as mentiras e omissões da Grande Imprensa.

No debate, o Jornal Vermelho à Esquerda foi citado como um exemplo de veículos de informação que os ativistas sociais devem construir, edificar e apoiar. O Jornal VàE foi citado como um dentre os vários veículos de informação que tem esse caráter, como o Jornal A Nova Democracia, o blog Centro do Socialismo, a Revista O Fato e a História, a Revista Opera e etc.

Abaixo, algumas fotos do debate com os estudantes do EREM Oliveira Lima.

.