quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RPDC denuncia falso relatório de Direitos Humanos

Hoje em Genebra (17 de Fevereiro 2014), o representante da República Democrática Popular da Coreia (RDPC) emitiu um pronunciamento denunciando o falso relatório de Direitos Humanos, publicado no mesmo dia por uma Comissão de Inquérito de três membros associados com o Conselho de Direitos Humanos do ONU. O relatório é baseado em um material inventado por forças hostis financiadas pelos Estados Unidos da América, pela União Europeia e pelo Japão, a RDPC acusa, O país “categórica e totalmente rejeita o relatório”, e o condena como um “instrumento de uma trama política que visa sabotar o sistema socialista e difamar o país”.

A RDPC aponta que a criação da Comissão e o relatório em si são partes de atentados à subversão e mudança de regime contra o país, usando uma máscara de preocupação com os direitos humanos.


A RDPC “continuará responder fortemente para terminar quaisquer tentativas de mudança de regime e pressão sob o pretexto de ‘proteção aos direitos humanos’”, dizia o pronunciamento.

A Comissão foi montada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU um ano atrás, sob a solicitação da União Europeia, dos Estados Unidos e do Japão, seguindo uma resolução adotada por consenso no fórum estatal de 47 membros. O painel é composto de um membro cada; da Austrália, Indonésia e Sérvia. Foi barrado o ingresso à Coreia e suas “evidências” foram coletadas a partir daqueles que deixaram ou que falam mal da RDPC.

A TML aponta que aqueles poderes que fomentaram a Comissão, carecem de credibilidade para fazer tais acusações contra a RDPC. Os EUA e a UE cometem ativamente crimes de guerra e violações de direitos via agressões militares, invasões e ocupações nos dias atuais, enquanto a elite dominante do Japão tenta impacientemente revisar a Constituição do próprio país para poder participar ativamente de tais aventuras imperialistas. Os imperialistas são ex-mestres da técnica nazista da grande mentira na era moderna, fabricando evidências para justificar agressão e guerra, e repetir através de seu monopólio imperialista de porta-vozes da imprensa para tentar semear dúvida e prover pretextos para ir à guerra.

Ao final do ano passado, uma grande tentativa de sabotagem e contrarrevolução foi exposta na RDPC. Falando ao TML, H. P. Chung, do Capítulo Canadense do Comitê 6.15, explicouo caso de Jang Song Thaek, um ex-membro de alta patente do Partido dos Trabalhadores da Coreia e do Exército Popular da Coreia, que foi executado por alta traição. Chung explicou que Jang Song Thaek esteve trabalhando com forças sulcoreanas para tramar um golpe. Ele apontou que essas próprias forças sulcoreanas têm acordos suspeitos com desertores da RDPC que moram na China, precisamente as pessoas entrevistadas pela Comissão para criação desse relatório. Na época, o governo da Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão fizeram observações provocativas de que a execução de Jang Song Thaek demonstra que o governo da RDPC é muito instável porque existem dissidentes no país e que o futuro da RDPC é imprevisível. Chung observou que, “esses governos usam todas as oportunidades para dar suas visões anti-comunistas, anti RDPC, que são destinadas à desestabilizar a RDPC. Os EUA, Coreia do Sul, Japão e outros países estão torcendo e ativamente se organizando para derrubar a RDPC para que possam destruir o sistema na RDPC e mudá-lo para que se torne como a Coreia do Sul e reunificar o país nesse princípio. Isso seria uma Coreia reunificada não pelas mãos do povo coreano. Isso não é o que o povo coreano pacífico quer […]

Eu acho que, ao invés de fazer comentários irresponsáveis e hostis sobre a RDPC, os EUA e a Coreia do Sul deveriam demonstrar maturidade e perseguir uma política pacífica em relação a RDPC. Os EUA devem assinar um tratado de paz com a RDPC, o que é uma demanda do povo coreano. A Coreia do Sul deve seguir em direção à reconciliação e compreensão em relação aos seus compatriotas norte-coreanos no espírito da Declaração em Conjunto Norte-Sul de 15 de Junho de 2000 e ao Acordo de 4 de Outubro de 2007. 
Estes seriam passos positivos para normalizar as relações diplomáticas e comerciais não somente entre os EUA e a RDPC, mas também para pavimentar o caminho para normalizar as relações com o Canadá e outros países, que seria muito positivo”, Chung concluiu.

Este assim chamado relatório de Direitos Humanos emitido hoje é outra tentativa de fomentar paixões a favor da mudança de regime na RDPC. Por exemplo, eles acusam o governo de usar comida como "um meio de controle sobre a população" e "fome proposital" para punir prisioneiros comuns e políticos. Não diz nada sobre o bloqueio criminoso que a RDPC sofre nas mãos dos EUA pelas últimas seis décadas que teve impactos sérios na habilidade da Coreia Popular de conduzir relações normais com outros países, incluindo atender a necessidade do seu povo de comida e outras necessidades pelo comércio. Na verdade, são os EUA que tem histórico de redtringir bens e serviços para a RDPC, violando acordos assinados, como meio de coerção e controle e para interferir nos negócios internos e sistema político da RDPC, em violação a lei internacional. Também, a RDPC é forçada a dedicar uma porção substancial de sua economia em auto-defesa precisamente para defender a si mesma de tentativas incessantes dos EUA para eliminá-la, tomar controle da península inteira e ganhar uma maior base na Ásia.

TML avisa a todos para ficarem cautelosos de acusações de violações aos Direitos Humanos feitas pelos imperialistas e seus lacaios e para se informarem através da TML, notícias da RDPC e outras fontes progressistas e amantes da justiça e da paz sobre a verdadeira situação na RDPC. O movimento para reunificação pacífica e independente da Coreia merece apoio. Direitos Humanos podem ser apenas defendidos por uma base com príncipios em respeito com leis e normas internacionais, não com um princípio arbitrário que buscam estreitar objetivos ocultos e egoístas.

- TML Daily, traduzido por Diego Bevilacqua.