terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Coreia do Sul acusou 118 pessoas de violar lei anticomunista só em 2013

As autoridades sul-coreanas acusaram este ano 118 pessoas de violar a controvertida lei anticomunista do país, o que representa o número mais alto em mais de uma década, segundo relatórios do Tribunal Supremo divulgados nesta segunda-feira. A última vez que esse número foi ultrapassado foi em 2002, quando 167 pessoas foram processadas acusadas de vulnerar a polêmica norma.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Povo russo condena Gorbachev e Yeltsin, e aprova Lênin e Stalin

Uma pesquisa realizada na Rússia, divulgada em maio de 2013 (dia 22 de Maio, terça-feira) pelo Instituto Levada Center, de Moscou, revela algumas coisas importantes na memória histórica do povo russo. A primeira delas é a valorização dos governantes russos que, ao longo do século 20, defenderam a nação; a outra é a alta aprovação dos governantes comunistas; finalmente, transparece a condenação e o repúdio daqueles que traíram a Pátria e o socialismo.

Reflexões do oriente: Greve Geral e a Coreia do Sul!

E os trabalhadores sul-coreanos estão em greve geral. O motivo? Um governo que planeja privatizar a malha ferroviária - o que causará a demissão de muitos trabalhadores - e que está usando mão de ferro para conseguir esse objetivo: prendeu líderes sindicalistas e demitiu 8,5 mil trabalhadores que aderiram à greve. Também ameaça com multas aos trabalhadores que continuarem ingressando em paralisações.


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Nem guerra entre torcidas; Nem paz entre classes!

A criação das Torcidas Organizadas foi responsável pela inserção do caráter popular ao futebol, um esporte que era dominado pela elite social. Foi o torcedor organizado o responsável por levar instrumentos de ritmo para as arquibancadas, juntando o samba e o futebol, e criou a moda de ir com a camisa do time ao estádio, já que até os anos 40 era comum a ida de terno ou paletó.


quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

As mulheres na época de Stalin.

A mudança no status das mulheres constituiu-se numa das transformações sociais mais importantes ocorridas no interior da nova sociedade em toda a URSS. A revolução dera às mulheres uma igualdade jurídica, porque, principalmente, havia produzido grandes e decisivas conquistas políticas. A industrialização em bases revolucionárias dotou a economia do pagamento igualitário para igual trabalho.

sábado, 23 de novembro de 2013

Espaço Socialista, em PE - Esquerdas não institucionais e movimentos anticapitalistas



No Sinttel (Pernambuco) no começo de Novembro realizou-se mais um debate do Projeto Espaço Socialista. O Projeto tem aproximadamente um ano de caminhada, e é organizado por grupos de estudos independentes, o GEMARX, GEMOC e GEPMARX[1]. Periodicamente estes grupos de estudos organizam e promovem palestras ou debates, com acadêmicos, militantes até representantes de forças políticas.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Lei de Segurança Nacional em tempos "democráticos"; a ditadura desmascarada

As manifestações de junho deram inicio a uma verdadeira marcha pela mudança no Brasil. Agora, em vez da classe média, que pretendiam mudar o país a moda micareta e carnavalesca, indo às ruas apenas para postar fotos nas redes sociais, os verdadeiros revolucionários enfrentam as forças de repressão e delimitam uma grande linha entre nós e nossos inimigos. Quem poderá deter as massas revoltadas neste momento? Quanto mais à repressão são fortes os atos se tornam combativos. Balas de borracha e gás lacrimogêneo não contem mais a revolta popular. A mascara de um Estado Democrático de Direito cai e revela sua verdadeira face fascista, seja reprimindo ou intimidando os manifestantes, jogando bombas, enviando intimações, forjando flagrantes ou decretando prisões preventivas a administradores de páginas combativas nas redes sociais.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Grampos e monitoramento no Brasil, e um discurso vazio e sem "práxis" de Dilma na ONU

Há sempre oportunidade para mentir, e quando um político mente é para se eleger. O Brasil, como sempre, abriu a rodada de discursos na 68º Assembleia da ONU na terça-feira, em 24 de Setembro. Cheia de pompa e confiança, Dilma falou muito dizendo pouco e menores foram as verdades.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sobre a política Sogun

Trecho de uma declaração do camarada Kim Jong-Un em defesa da política Sogun – ideia política que faz parte da ideologia Juche –, ideologia oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), o partido governante da Coreia Popular:


domingo, 26 de maio de 2013

Conheça como é a formação de médicos em Cuba.



A polêmica gerada pela disposição do governo de contratar cerca de 6 mil médicos cubanos para trabalhar nas regiões mais carentes do Brasil é estimulada, entre outras razões, pela dúvida sobre a formação profissional deles (Juhan Sonin/CC)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

"Braço armado"

Do colunista Bruno Torres, texto que nos introduz na questão dos "meios de coerção física". Afinal, apesar de existir os papéis destas instituições armadas que eles dizem ter, como o de "combater o crime" (para a Polícia Militar), esse papel é meramente secundário, pois o papel primordial das Forças Armadas (Exército, Polícia Militar, etc.) é o de reprimir o avanço daqueles que querem subverter a ordem e construir o novo.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sobre a visão da classe trabalhadora brasileira

Nos últimos anos, o Brasil vem crescendo, é um dos lideres dos países emergentes, tanto que já não é mais chamado pelos economistas de país sub-desenvolvido, e sim de "país em desenvolvimento". O atual objetivo dos governantes brasileiros é transformar o país em uma potência capitalista, e para isso se vê obrigado em investir numa parte da classe trabalhadora brasileira, a parte superior, a "nata" do proletariado, digamos assim, que são as pessoas com formação técnica especializada, e que por isso tem salários acima da média do restante da população.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mercado sob o socialismo

Fragmentos do texto do "sovietólogo" William Bland (conhecido como Bill Bland), com edições e comentários do nosso colunista Bruno Torres, acerca do "Mercado" sob uma sociedade socialista. Pois, ao contrário do que se pensa, na primeira etapa da sociedade comunista (o socialismo) o mercado ainda não é extinto ou abolido, porém se comporta com uma lógica diferente do mercado de uma sociedade capitalista.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sobre o conflito das Coreias: Entrevista com Alejandro Cao de Benós

Nos últimos dias a península coreana tem vivido uma situação de crise inaudita. Toda a imprensa burguesa lança uma enxurrada de panfletária política da pior espécie que tenta apresentar toda a crise como sendo motivada pela inconsequência de um pequeno “ditador”. Apresentam-nos a crise coreana dissociada de todo seu contexto histórico e político. Mesmo alguns meios de comunicação que se pretendem “alternativos” esquivam-se da questão central no caso em foco apontando para o suposto caráter “caricatural” do socialismo coreano, e vão ao cumulo de condenar aquele país por suas expressões artísticas agitarem emblemas anti-imperialistas. Em meio a essa torrente de desinformação poucos antídotos são tão eficientes quando as entrevistas do camarada Alejandro Cao de Benós. Único ocidental a trabalhar para o governo norte-coreano e profundo conhecedor de sua realidade, Cao de Benós apresenta com sua argumentação precisa, inexorável, uma completa refutação da coletânea de mentiras da “democracia ocidental” contra o “espirito belicoso” e “anti-democrático” do governo do Norte da Coreia, nessa entrevista publicada em espanhol no site La Marea na manha de hoje e que agora disponibilizamos em português. 


terça-feira, 19 de março de 2013

"Reformismo ou Revolução" - Entrevista de HG.Wells com J.V.Stalin

Entrevista de Josef Stalin ao jornalista e romancista inglês H.G. Wells. 23 de julho de 1934. Entrevista vinculado ao tema sobre via Reformista, e via Revolucionária, pela perspectiva marxista-leninista, nas palavras de Josef Stálin.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Drogas, o Mercado que pode salvar o capital do Colapso


Que as drogas são aliadas da burguesia... Isso não é novidade. Qualquer um que tentar analisar a história e até a atual conjuntura percebe isso sem muitas dificuldades. Mas, agora, quando a economia internacional se encontra em colapso total no berço da burguesia e é aberta uma perspectiva de revolução proletária nunca vista antes, a burguesia enxerga nas drogas, o mercado que enfim pode salvar o Capital e vai adiar a ascendência dos trabalhadores ao poder por mais longas décadas, assegurando mais tempo de exploração da burguesia pelo proletariado.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cresce número de russos que preferem o sistema Soviético

Em pesquisa conduzida entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2013 pelo Instituto Levada Center (antiga VCIOM, na União Soviética), o número de russos que preferem o sistema soviético ao capitalismo cresceu consideravelmente em comparação com o ano anterior.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O capitalismo trouxe fome à 75% da população Russa


Durante a realização do 15º Seminário Internacional Problemas da Revolução na América Latina, realizado no Equador de 11 a 15 de julho, o jornal A Verdade entrevistou Zinaia Smírnova, dirigente do Partido Comunista (bolchevique) de toda a União Soviética. Zinaia analisa a atual situação da Rússia, do movimento revolucionário e a repressão no país.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estudante brasileira relata Cuba através de experiências próprias e derruba mitos

Luiza, estudante da UFSC, diz ter partido para Cuba com espírito aberto. Cursando a oitava fase do curso de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina, a estudante participou da 19ª Brigada Sul-Americana de Solidariedade a Cuba, realizada pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) e organizada no Brasil através da Associação Cultural José Martí.