Há duas classes de nacionalismo: nacionalismo revolucionário e nacionalismo reacionário. O nacionalismo revolucionário está, em primeiro lugar, dependente de uma revolução popular cujo fim último é que o povo esteja no poder. Além do mais, para ser um nacionalista revolucionário, por necessidade, há que ser socialista. Se você é um nacionalista reacionário, você não é socialista e, logo, o seu fim último é a opressão do povo.
O
nacionalismo cultural – ou “nacionalismo de lombo de porco” – como eu o chamo –
é basicamente um problema de possuir uma perspectiva política equivocada.
Parece ser uma reação ao invés de responder a opressão política. Os
nacionalistas culturais se definem por uma volta a velha cultura africana para,
desse modo, ganhar sua identidade e liberdade. Em outras palavras, eles sentem
que a cultura africana automaticamente lhes dará a liberdade política. Muitas
vezes os nacionalistas culturais seguem a linha dos nacionalistas reacionários.
Papa Doc, no Haiti, é um excelente exemplo de nacionalismo reacionário. Oprime
o povo ao mesmo tempo em que promove a cultura africana.(…) Simplesmente
expulsou os racistas e os substituiu pessoalmente convertendo-se ele no
opressor. Muitos nacionalistas neste país parecem desejar os mesmos fins. O
Partido dos Panteras Negras, que é um grupo revolucionário de gente negra, é
consciente que temos que ter uma identidade. Temos que dar conta de nossa
herança negra para nos dar força para nos mover e avançar. Cremos que a cultura
por si mesma não nos libertará. Vamos necessitar de esforços muitos mais duros.
Um
bom exemplo de nacionalismo revolucionário foi a revolução na Argélia quando Bem
Bella chegou ao poder. Os franceses foram expulsos, porém foi uma revolução
popular porque o povo terminou no poder. Os líderes que chegaram ao poder não
estavam interessados em buscar seu próprio benefício explorando ao povo e
mantendo-o em um estado de escravidão. Nacionalizaram a indústria e seus
benefícios foram para a comunidade. Isso é do que se trata o socialismo, de
forma resumida. Os representantes populares estão no comando estritamente pelo
consentimento no povo. A riqueza do país está controlada pelo povo e é ele o
consultado sobre todas as modificações na indústria que vierem a ocorrer.
O
Partido dos Panteras Negras é um grupo nacionalista revolucionário e vemos uma
grande contradição entre o capitalismo neste país e nossos interesses. Nos demos
conta que este país chegou a ser muito rico durante a escravidão e a escravidão
é capitalismo extremo. Temos dois inimigos para lutar: o capitalismo e o
racismo.
- Huey P. Newton. Entrevista
realizada pelo “The Movement” em 1968.